Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mapa do Jogo


SANTAELLA, Lucia; FEITOZA, Mirna (Org.). Mapa do jogo: a diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 272 p.

Passou o tempo em que os games significavam apenas uma brincadeira infantil. A evolução tecnológica dessa mídia tem sido tão veloz e sua emergência como fenômeno de cultura, de estética, de linguagem e, claro, de entretenimento, tem alcançado tamanha amplitude que sua presença se nota marcante nos mais diversos meios acadêmicos – da computação gráfica à engenharia elétrica, da crítica literária à semiótica. A interdisciplinaridade solicitada pelos estudos dos games garante não somente sua presença em diferentes campos, mas também a intensificação de discussões e inter-relações entre eles, seja para o alcance de suas mediações tecnológicas ou sociais. Com o objetivo de contribuir com essas discussões, esta obra apresenta ensaios do ponto vista semiótico, educacional, estético, narratológico, epistemológico, que trazem reflexões a respeito de questões emergentes da cultura digital. Trata-se de uma referência para os estudiosos desta cultura e de outras tantas que nem desconfiam, por enquanto, da riqueza desse novo gênero para a melhor compreensão de seu campo de atuação.

Capítulos
  1. O conceito de jogo e os jogos computacionais - João Ranhel
  2. Reflexões acerca do videogame: algumas de suas aplicações e potencialidades - Sérgio Nesteriuk
  3. Do mundo real ao mundo ficcional: a imersão no jogo - Adriana Kei Ohashi Sato
  4. O paroxismo da auto-referencialidade nos games - Lucia Santaella
  5. Shenmue e o dilema narrativo - Renata Gomes
  6. O vaso está no desenquadramento - Aleph Eichemberg
  7. Paisagens sonoras nos games - Lawrence Rocha Shum
  8. O jogo ideal de Alice: o videogame como arte - Lucia Leão
  9. Jogos computacionais: arte no século XXI - Karen Keifer-Boyd
  10. Videogames como dispositivos literários - Jim Andrews
  11. Jogar ou não jogar: games em questão - Marcus Bastos
  12. O jogo do parangolé - Fabrizio Poltronieri
  13. Uma estética do jogo: ou, como apreciar o divertimento interativo - Tobey Crockett
  14. Videogames e conexões na semiosfera: uma visão ecológica da comunicação - Mirna Feitoza Pereira
  15. Mundos virtuais dos MMOGs como disseminadores de cultura - Théo Azevedo
  16. Videogames: ensino superior de jogos no Brasil - Delmar Galisi
  17. Fundamentos de game design para educadores e não especialistas - Roger Tavares
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