Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

sábado, 4 de outubro de 2014

Design Educacional


MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

As novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) têm provocado mudanças significativas na educação. Uma dessas mudanças é o desenvolvimento da Educação a Distância (EaD), que tem criado novos personagens, como os tutores. Este livro explora as características e funções de um desses novos personagens, o Designer Educacional, defendendo uma educação aberta e flexível.

Quais as diferenças entre design educacional e instrucional? Que contribuições os games podem trazer à educação? Quais são as etapas do design educacional? Como podemos incorporar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis ao processo de ensino e aprendizagem? O que significam princípios multimídia? Como trabalhar elementos visuais no ensino, como imagens, gráficos e tabelas? O que significam design de atividades e de interações? Como avaliar com as TICs? Essas e outras questões são exploradas neste livro.

Sumário

1 INTRODUÇÃO 17
2 DESIGN INSTRUCIONAL OU EDUCACIONAL? 21
3 DESIGN DE GAMES E GAMIFICAÇÃO 35
3.1 Design de Games x Design Instrucional 37
3.1.1 Design de Games x Design de Currículos 37
3.1.2 Design de Games x ISD 41
3.2 Elementos do Design de Games no Design Educacional 43
3.3 Gamificação 46
3.4 Aprendizagem não-linear 49
4 ANÁLISE DO CONTEXTO 53
4.1 Necessidades de Aprendizagem 53
4.2 Ambiente da Aprendizagem 54
4.3 Ambiente da Performance 55
5 ANÁLISE DOS ALUNOS 57
5.1 Modelo 57
5.1.1 Características Gerais 58
5.1.2 Estilos de Aprendizagem 58
5.1.3 Motivação 60
5.1.4 Conteúdo 60
5.2 Coleta de Dados 61
6 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 63
6.1 Tipologia de Gagné 72
6.2 Taxonomia de Bloom 75
6.2.1 Revisão da Taxonomia de Bloom 75
6.2.2 Domínios Emotivo e Psicomotor 85
6.2.3 Taxonomia de Bloom Revisitada Digital 85
6.3 Como utilizar Objetivos de Aprendizagem no Design Educacional? 89
7 AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM 91
7.1 AVAs 93
7.2 Web 2.0 e Redes Sociais 97
7.2.1 Facebook 97
7.3 Mundos Virtuais 3D 98
7.4 Apps 100
8 RECURSOS 105
8.1 Princípios de Aprendizagem Multimídia 106
8.1.1 Princípio Multimídia 109
8.1.2 Princípio da Contiguidade 110
8.1.3 Princípio da Modalidade 111
8.1.4 Princípio da Redundância 111
8.1.5 Princípio da Coerência 111
8.1.6 Princípio da Sinalização 112
8.1.7 Princípios da Segmentação e Pré-Treinamento 112
8.1.8 Princípio da Personalização 113
8.2 Formas de representar o Conhecimento 118
8.3 Elaboração de Recursos Visuais para a Aprendizagem 121
8.3.1 Princípios 124
8.3.2 Ações e Ferramentas 126
8.4 Duas Sugestões Básicas 128
9 DESIGN DE ATIVIDADES E INTERAÇÕES 131
9.1 Design de Atividades 131
9.2 Design de Interações 134
9.2.1 Modelo para o Design de Interações 138
em Educação a Distância
10 AVALIAÇÃO 145
10.1 Avaliação dos Alunos 145
10.2 Avaliação de Entrada 147
10.3 Avaliação Formativa 148
10.4 Avaliação Somativa 150
10.4.1 Rubricas 151
10.4.2 Portfólios 151
10.5 O Fim da Avaliação 152
10.6 Avaliação de Cursos 153
10.6.1 Avaliação Formativa de Cursos 154
10.6.2 Avaliação Somativa de Cursos 158
10.7 Avaliação 2.0 158
10.8 Modelo de Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem 160
11 CONCLUSÃO 163
BIBLIOGRAFIA 167
DICIONÁRIO DE EAD: ERRATA EM CONSTRUÇÃO 181

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