Artesanato Educacional


Tecnologia Educacional e Educação a Distância

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Interfaces da Voz na Web: conversando com computadores


GABRIEL, Martha. Interfaces de voz na web: conversando com computadores. Pinhais: Melo, 2011.

O sonho humano de conversar com computadores de modo natural não é novo. Livros e filmes de ficção científica que vivem em nosso imaginário apresentam diversos exemplos dessa aspiração, como antigas séries de televisão e filmes como Jornada nas Estrelas (Star Trek), onde a tripulação da Enterprise conversa com os sistemas da nave e com andróides como o almirante DATA; Perdidos no Espaço (Lost in Space), onde Will Robinson tinha em seu robô um amigo leal e confidente; as conversas e interações humanas com os robôs C3P) e R2-D2 em Guerra nas Estrelas (Star Wars); Blade Runner, seus andróides e as interfaces de voz; entre outros (Perkovitz, 2004).

Até recentemente, conversar com computadores pertencia ao campo da ficção – a web tem sido praticamente surda e muda. No entanto, desde o começo do século 21, o cenário tem mudado e as interfaces de voz humano-computador têm se tornado possíveis e de fácil implementação devido aos enormes avanços nas tecnologias de síntese de fala e reconhecimento de voz, e aos padrões abertos (open standards) adotados pelo W3C (World Wide Web Consortium), tal como o VoiceXML. O nível de precisão alcançado pelas tecnologias de voz atualmente tem nos permitido usá-las amplamente na web.

Esse livro aborda os conceitos e necessidades para o desenvolvimento de interfaces de voz na web, usando linguagem uma simples e objetiva, e é resultado da pesquisa de mestrado da autora na USP, e que recebeu o Prêmio “Rumos Arte Cibernética” em 2007 do Instituto Itaú Cultural.

PROMOÇÃO FRETE INCLUSO & DESCONTO

R$ 35,00 (Trinta e Cinco Reais) por cartão de crédito via PayPal



ou mais de 10% de desconto para pagamento por depósito bancário - R$ 31,00 (Trinta e Um Reais)

0 comentários:

Postar um comentário

comentários, dúvidas, contribuições...